Temperatura Humana

Detetar temperatura corporal elevada

As câmaras térmicas podem ser usadas para detetar um vírus ou uma infeção? A resposta rápida a esta pergunta é não, mas as câmaras de imagem térmica podem ser usadas para detetar a temperatura corporal elevada. As câmaras térmicas FLIR têm sido utilizadas em espaços públicos - como aeroportos, terminais de comboios, empresas, fábricas e concertos - como uma ferramenta eficaz para medir a temperatura da superfície da pele e identificar indivíduos com temperatura corporal elevada (EBT - Elevated Body Temperature).

À luz do surto global do coronavírus (COVID-19), que é agora oficialmente uma pandemia, a sociedade está profundamente preocupada com a propagação da infeção e procurando ferramentas para ajudar a retardar e, em última análise, parar a propagação do vírus. Embora nenhuma câmara térmica possa detetar ou diagnosticar o coronavírus, as câmaras FLIR têm um longo historial de deteção de EBT em locais públicos de tráfego elevado através de rastreios individuais rápidos.

Se a temperatura da pele em áreas-chave (especialmente o canto do olho e da testa) estiver acima da temperatura média, então o indivíduo pode ser selecionado para um rastreio adicional. Identificar indivíduos com EBT, que então podem ser examinados com testes de diagnóstico específicos do vírus, pode ajudar a reduzir ou reduzir drasticamente a propagação de vírus e infeções.

A câmara térmica deve ser capaz de imagem do canto interno (ducto lacrimais) do olho durante o rastreio para EBT. Para que os sujeitos removam os óculos ou quaisquer outras obstruções oculares antes do rastreio.

Utilizando câmaras térmicas, as autoridades podem ser mais discretas, eficientes e eficazes na identificação de indivíduos que precisam de mais rastreios com testes específicos do vírus. Uma variedade de instituições, incluindo agências de transporte, empresas, fábricas e socorristas estão a utilizar o rastreio térmico como método de deteção de EBT e como parte da saúde e rastreio dos funcionários (EH&S).

Os aeroportos, em particular, empregam ativamente câmaras térmicas FLIR como parte das suas medidas de rastreio para passageiros e tripulações de voo. Os procedimentos de rastreio implementados nos aeroportos e noutros locais públicos são apenas o primeiro passo para detetar uma possível infeção: é uma forma rápida de rastrear qualquer pessoa que possa estar doente, e deve ser sempre acompanhada com mais rastreios antes que as autoridades decidam colocar uma pessoa em quarentena.

Que câmaras FLIR são usadas para rastreio térmico?

Embora os governos fora dos Estados Unidos possam escolher entre muitas câmaras diferentes, a FLIR tem uma aprovação pendente de 510 k (K033967) com a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para modelos de câmaras selecionados para uso como ferramentas de rastreio sem contacto para detetar diferenças nas temperaturas da superfície da pele. Estas câmaras incluem o FLIR Exx-Series, FLIR T-Series e Extech IR200.

Para mais informações envie um email para: geral@poupenergia.com

Configuração para equipamentos FLIR Exx e Txx: